Monteriggioni é um burgo (cidade medieval murada em torno de um castelo feudal) totalmente conservado, e um dos muitos passeios interessantes da Toscana. Uma boa opção é incluí-lo no roteiro de uma tarde durante a visita à região de Chianti, da qual falaremos depois.
Erguido sobre um monte no início do século 13 pelos nobres de Siena, como um posto fortificado avançado entre esta cidade e a inimiga Florença, Monteriggioni, cujas torres são citadas por Dante Alighieri na Divina Comédia, resistiu às guerras e ao tempo e se tornou município independente em 1777.
Hoje, felizmente é um destino ainda desconhecido pelo turismo de massa. As muradas que circundam o burgo tem patamares por onde se pode subir e caminhar ao longo de toda sua extensão apreciando a belíssima vista da colina e das plantações de oliveiras e vinhas que a circundam.
Vista interna do muro, com a área de observação |
O interior mantém as pedras da época da construção original. Há duas pequenas pousadas, uma loja de antiguidades e dois restaurantes onde se aprecia bons vinhos, inclusive vendidos em taça, o que permite uma degustação mais variada.
Monteriggioni fica a 15 km de Siena e a 60 km de Florença.
O acesso de carro é fácil. Partindo de Florença pega-se o Raccordo Autostradale Firenze Siena, via expressa bem sinalizada entre as duas mais importantes cidades da Toscana. Depois de aproximadamente 45 km, avista-se a saída para Monteriggioni.
Passeie pelos jardins da cidadela, visite a antiga igrejinha medieval e perca-se em divagações sobre como seria ter vivido ali... Monteriggioni vale a visita!
Vista externa da torre e da muralha |
Nenhum comentário:
Postar um comentário